Edit Content

EDUCAÇÃO INFANTIL

COMO CONDUZIR UMA ADORAÇÃO COM CRIANÇAS

ANITA OYAIZU

As letras das músicas precisam ser fáceis para que as crianças também louvem a Deus com a razão, já que elas podem ser capazes de entender o que estão cantando. As coreografias (gestos) ainda são fundamentais para os pequenos expressarem sua adoração também com os movimentos do corpo, pois elas aprendem enquanto adoram.

JOANI BENTES

JADER CRUZ

Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Edit Content
Edit Content

SEMINÁRIO 3
A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS PARA DESENVOLVER NOVAS HABILIDADES NA ESCOLA DOMINICAL

Os recursos humanos correspondem à parte fundamental na mediação entre conhecimento e aluno. Já os recursos físicos ou materiais constituem ao suprimento necessário para que o professor tenha condições de oferecer uma aula de alta qualidade.

Pr. Jamiel Lopes – SP

SEMINÁRIO 4
COMO REALIZAR O PLANEJAMENTO ANUAL E TRIMESTRAL ESTRATÉGICO NA ESCOLA DOMINICAL

O planejamento é um ato indispensável no contexto educacional da escola dominical. Quando bem elaborado, resulta em avanços significativos no desenvolvimento da aprendizagem e compreensão dos conteúdos bíblicos. Quanto mais dinâmico e estratégico for o planejamento, melhor será o desempenho dos professores na realização das atividades pedagógicas.

Profº. Thiago Santos – RJ

WORKSHOP 2
1. EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA DOMINICAL

O trabalho inclusivo no espaço da Escola Dominical deve ser capaz de alcançar aqueles que a sociedade exclui. Para tanto, o professor deve se capacitar com os métodos didáticos necessários para oferecer o conhecimento bíblico a todas as pessoas sem qualquer distinção.

Pr. Eliezer Morais – SC

Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Edit Content

1. OS BENEFÍCIOS DE UM CURRÍCULO DE ESCOLA DOMINICAL PARA ADOLESCENTES

O currículo escolar consiste dos conteúdos, atividades e competências que são desenvolvidos ao longo de um curso. Em nosso contexto cristão, o Currículo de Escola Dominical para os adolescentes tem a finalidade de atender as necessidades de aprendizagem mais imediatas desta faixa etária a partir da compreensão do seu perfil comportamental e estilos de aprendizagem para aprender a Palavra de Deus.

Pr. Jamiel Lopes – SP

2. INDISCIPLINA NA CLASSE DE ADOLESCENTES – COMO TRATAR

O comportamento adolescente é marcado pela intensidade das emoções, questionamento das hierarquias, forte apego às amizades e relacionamento social complexo e variado. Nesse contexto, a indisciplina surge como um comportamento que apresenta muitas implicações. De que forma o professor da Escola Dominical deve lidar com essas alterações de comportamento?

Profº. Thiago Santos – RJ

3. O PROFESSOR DE ESCOLA DOMINICAL E OS CONFLITOS NAS FAMÍLIAS DE ADOLESCENTES

O papel do professor da Escola Dominical é ensinar a Palavra de Deus. Entretanto, este não é o seu único papel. O seu chamado ao ensino consiste também de influenciar seus alunos por meio da mentoria, aconselhamento e, sempre que possível, mediação de conflitos.

Pr. Eliezer Morais – SC

4. PAIS E SEUS FILHOS ADOLESCENTES NA ESCOLA DOMINICAL

O trabalho da Escola Dominical tem como uma de suas finalidades integrar a família ao ensino da Bíblia. Logo, é preciso destacar a relevância do ensinamento bíblico, bem como da formação do caráter cristão para o relacionamento entre pais e filhos.

Pr. Eliezer Morais – SC

Edit Content

5. DEPRESSÃO E SUICÍDIO ENTRE ADOLESCENTES

O trabalho da Escola Dominical tem como uma de suas finalidades o auxílio na preservação da vida. Compreender os motivos que conduzem à depressão e como prevenir o suicídio são conhecimentos dos quais não podemos

Pr. Jamiel Lopes – SP

6. INDISCIPLINA NA CLASSE DE ADOLESCENTES – COMO TRATAR

O esgotamento emocional é uma realidade atualmente por uma série de motivos. Compreender essa condição na vida de quem ensina os adolescentes é fundamental para cuidarmos de quem cuida. Assim sendo, é importante pensar que medidas devem ser tomadas pelo professor para lidar com as suas emoções de modo que o seu trabalho na Escola Dominical não seja comprometido.

Profº. Thiago Santos – RJ

 

Edit Content

1. SERVINDO A DEUS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Às vezes, a professora do ministério infantil pode se sentir como alguém cujo trabalho não é visto, reconhecido ou mesmo valorizado. E com isso ela pode ficar desanimada. A professora precisa tomar consciência de que o seu trabalho não é vão no Senhor e servir a Deus na Educação infantil é um privilégio.

Pr. Jamiel Lopes – SP

2. MÉTODOS DE ENSINO PARA A CLASSE INFANTIL

Apresentar os métodos de ensino para a educação infantil que são usados no mundo acadêmico e transportar para a Escola Dominical os que mais se aproximam com a nossa realidade, não deixando de considerar que os nossos ensinamentos reverberarão para a eternidade. A Escola Dominical tem um propósito de formação espiritual e moral.

Profº. Thiago Santos – RJ

3. ENSINANDO TEOLOGIA NO MINISTÉRIO INFANTIL

A teologia, como uma sistematização das doutrinas bíblicas, pode ser ensinada de uma maneira que as crianças desde cedo aprendam e possam vivenciar.

Pr. Eliezer Morais – SC

4. ENSINO OBSOLETO X ENSINO INOVADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Uma escola inovadora é aquela que, além de olhar para a capacidade de memorização ou raciocínio lógico do aluno, também se preocupa com outras capacidades, como habilidades sociais, comportamentais e emocionais, proporcionando um desenvolvimento completo para os estudantes.

Pr. Eliezer Morais – SC

Edit Content

1. COMO CONDUZIR UMA ADORAÇÃO COM CRIANÇAS

As letras das músicas precisam ser fáceis para que as crianças também louvem a Deus com a razão, já que elas podem ser capazes de entender o que estão cantando. As coreografias (gestos) ainda são fundamentais para os pequenos expressarem sua adoração também com os movimentos do corpo, pois elas aprendem enquanto adoram.

Pr. Jamiel Lopes – SP

2. TRANSFORMANDO CRIANÇAS PARA A ETERNIDADE

Uma criança pode não entender plenamente o significado da eternidade, mas pode ser preparada para ela. A transformação de que elas precisam, começa na família, mas é reforçada e sistematizada na Escola Dominical.

Profº. Thiago Santos – RJ

3. ENSINANDO TEOLOGIA NO MINISTÉRIO INFANTIL

A teologia, como uma sistematização das doutrinas bíblicas, pode ser ensinada de uma maneira que as crianças desde cedo aprendam e possam vivenciar.

Pr. Eliezer Morais – SC

 

Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Edit Content

1. A DIDÁTICA NA CLASSE DE SURDOS

A Didática é uma ciência pedagógica que estuda os métodos e técnicas de ensino. É por meio dela que o professor consegue transmitir um determinado conteúdo e simplificá-lo para que o aluno aprenda de modo efetivo. No contexto da Escola Dominical, inclusive, nas classes de alunos surdos, professores precisam dominar a didática para que a Palavra de Deus chegue eficazmente ao coração dos alunos com essa deficiência.

Pr. Jamiel Lopes – SP

2. O ALUNO DE ESCOLA DOMINICAL COM TDAH

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) trata-se da condição que uma pessoa pode manifestar desde o seu nascimento ou ao longo da vida. É imprescindível aos professores que atuam na Escola Dominical aprender a respeito deste assunto.

Profº. Thiago Santos – RJ

3. O ALUNO DE ESCOLA DOMINICAL COM AUTISMO

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) trata-se de uma alteração no neurodesenvolvimento humano, caracterizado pela dificuldade na comunicação e interação social, bem como por comportamentos repetitivos ou de interesses restritos. É imprescindível aos professores que atuam na Escola Dominical aprender a respeito deste assunto.

Pr. Eliezer Morais – SC

4. SINDROME DE DOWN E HIPERATIVIDADE

A Síndrome de Down e a hiperatividade vem ganhando espaço nos estudos voltados para a educação, e esses estudos podem facilitar o ensino da Palavra de Deus para os portadores dessas síndromes.

Pr. Eliezer Morais – SC

Edit Content

5. TORNANDO A IGREJA UM AMBIENTE ACOLHEDOR PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCDs)

A igreja é um espaço de relacionamento e desenvolvimento da fé cristã. É nesse espaço que os valores e princípios cristãos se manifestam não apenas do ponto de vista intelectual, mas, sobretudo, do prático por meio da boa recepção e do acolhimento aos recém-convertidos ou necessitados.

Pr. Jamiel Lopes – SP

6. MINISTRANDO A PALAVRA DE DEUS A PESSOAS COM DIVERSIDADE FUNCIONAL

Diante de tantos desafios à educação cristã para grupos especiais, como podemos ministrar a Palavra de Deus de uma forma que esses consigam aprender e vivenciar o evangelho de Jesus em suas vidas.

Noemi Pagan – EUA