Edit Content

Fórum - Grupo A

DISCIPULANDO COM VISTA AO MINISTÉRIO DO ENSINO

Desenvolver argumentos sobre a importância e as ferramentas para a formação de discipuladores, bons educadores cristãos, que tenham o dom do ensino, assim como a dedicação em desenvolvê-lo para melhor serviço do Reino (cf. Rm 12.7).

Fórum - Grupo A

O MINISTÉRIO DE ENSINO E A DIVERSIDADE CULTURAL

A Bíblia não muda de acordo com o leitor, mas os métodos de ensino sim. Ensinamos a mesma Palavra de Deus para os neófitos e para os obreiros experientes; para idosos e para crianças; para diferentes povos, de diferentes línguas, tribos e nações, ou seja, diversas culturas. Por isso a necessidade de diferentes métodos, idiomas, costumes etc. Mas até que ponto podemos ir na adaptação/aplicação de sua mensagem?

Fórum - Grupo D

DEPRESSÃO E SUICÍDIO ENTRE ADOLESCENTES

O trabalho da Escola Dominical tem como uma de suas finalidades o auxílio na preservação da vida. Compreender os motivos que conduzem à depressão e como prevenir o suicídio são conhecimentos dos quais não podemos

Fórum - Grupo D

ESGOTAMENTO EMOCIONAL DO PROFESSOR DE ADOLESCENTES

O esgotamento emocional é uma realidade atualmente por uma série de motivos. Compreender essa condição na vida de quem ensina os adolescentes é fundamental para cuidarmos de quem cuida. Assim sendo, é importante pensar que medidas devem ser tomadas pelo professor para lidar com as suas emoções de modo que o seu trabalho na Escola Dominical não seja comprometido.

Fórum - Grupo E

COMO CONDUZIR UMA ADORAÇÃO COM CRIANÇAS

As letras das músicas precisam ser fáceis para que as crianças também louvem a Deus com a razão, já que elas podem ser capazes de entender o que estão cantando. As coreografias (gestos) ainda são fundamentais para os pequenos expressarem sua adoração também com os movimentos do corpo, pois elas aprendem enquanto adoram.

Fórum - Grupo E

TRANSFORMANDO CRIANÇAS PARA A ETERNIDADE

Uma criança pode não entender plenamente o significado da eternidade, mas pode ser preparada para ela. A transformação de que elas precisam começa na família, mas é reforçada e sistematizada na Escola Dominical.

Fórum - Grupo G

TORNANDO A IGREJA UM AMBIENTE ACOLHEDOR PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCDs)

A igreja é um espaço de relacionamento e desenvolvimento da fé cristã. É nesse espaço que os valores e princípios cristãos se manifestam não apenas do ponto de vista intelectual, mas, sobretudo, do prático por meio da boa recepção e do acolhimento aos recém-convertidos ou necessitados.

Fórum - Grupo E

MINISTRANDO A PALAVRA DE DEUS A PESSOAS COM DIVERSIDADE FUNCIONAL

Diante de tantos desafios à educação cristã para grupos especiais, como podemos ministrar a Palavra de Deus de uma forma que esses consigam aprender e vivenciar o evangelho de Jesus em suas vidas.

Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Edit Content
Edit Content
1. CUIDANDO DE SI MESMO ENQUANTO SERVE

Um dos maiores desafios a quem serve à obra de Deus é cuidar de se mesmo. Somos responsáveis por ser cuidadosos com nossa espiritualidade, finanças, família, e outros aspectos da nossa existência.

Cathy Eskew – EUA

2. A ESCOLA DOMINICAL E O INCENTIVO À LEITURA DAS ESCRITURAS

A Bíblia é o livro mais vendido do mundo. Entretanto, há pesquisas que revelam que a maioria dos cristãos não leram a Bíblia toda. Na maioria das vezes, é no culto que eles leem a Bíblia. Assim, a Escola Dominical é uma instituição estratégica para promover o estímulo da Leitura da Bíblia em toda a igreja.

Pr. Esequias Soares – RJ

3. O MINISTÉRIO DO ENSINO E A DIVERSIDADE CULTURAL

Em nossas igrejas recebemos pessoas oriundas de diversas culturas, e essas culturas interagem em nossas salas de aulas. Como lidar com as diferenças culturais na sala de aula e trazer unidos os nossos alunos.

Pr. Eliezer Moraes – SC

4. FUNDAMENTOS DA PEDAGOGIA CRISTÃ

Os Fundamentos da Pedagogia Cristã têm como propósito formar discípulos de Jesus. Dessa forma, a Bíblia é o livro-texto que apresenta os conceitos, as doutrinas e os valores que permearão a vida do discípulo. A pessoa de Jesus é o exemplo vivo de tudo o quanto a Bíblia ensina, detentor do maior método pedagógico por excelência: ensinar as pessoas na vida delas por meio de histórias. Assim, quem aprende de Jesus e sua Palavra torna-se seu discípulo.

Pr. Douglas Baptista – 

Edit Content

1. A PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM PARA A CLASSE DE ADULTOS

Objetivos

  • Mostrar o que é psicologia da aprendizagem e como os adultos aprendem.
  • Apresentar os novos conceitos de aprendizagem.

Discutir as principais características cognitivas da classe de adultos, as necessidades básicas dessa faixa-etária e como se dá o processo de aprendizagem.

Pr. Jamiel Lopes – SP

2. EXPLICANDO A RAZÃO DA NOSSA FÉ

Objetivo

  • Mostrar que a fé cristã permanece sendo relevante e necessária para a humanidade.

O que faz da fé cristã diferente das outras? Quais são os aspectos que a distinguem no tocante à aceitação ou rejeição por parte das pessoas que ouvem o Evangelho de Jesus Cristo?

Profº. Thiago Santos – RJ

3. METODOLOGIAS DE ENSINO NA CLASSE DE ADULTOS

Objetivo

  • Mostrar a importância de se utilizar novas metodologias.

O que é um método? Como escolher os métodos para a classe de adultos? Qual a importância de se ter uma metodologia própria para adultos em nossos dias? São essas questões que serão apresentadas e discutidas neste seminário.

Pr. Eliezer Morais – SC

4. SINDROME DE BOURNOUT ENTRE ADULTOS

A síndrome de bounout é conhecida como uma síndrome do esgotamento profissional, um distúrbio que pode afetar os adultos. Nesse sentido, e à luz da Palavra de Deus, até que ponto a síndrome de Bournut pode afetar os adultos no contexto da Escola Dominical?

Pr. Eliezer Morais – SC

Edit Content

1. O QUE OS JOVENS ESPERAM DA ESCOLA DOMINICAL

Objetivos

  • Mostrar os desafios e as necessidades da juventude na atualidade e a ED que eles esperam.

Quais são as principais características dos jovens na atualidade? Temos uma Escola Dominical que atenda às suas características e necessidades? O que os jovens esperam do ensino na ED e o que temos oferecido? Estas são as questões que vão nortear esse seminário. Elas serão debatidas e respondidas pelo palestrante.

Pr. Jamiel Lopes – SP

2. O EXEMPLO DE MOISÉS COMO CASE PARA A TRANSFORMAÇÃO PESSOAL

Mudanças sempre são desafiadoras, e Deus espera que estejamos abertos à experiências proporcionadas por Ele para o nosso crescimento. De que forma a história de Moisés pode nos servir de exemplo para ver como Deus pode nos transformar para a sua glória.

Profº. Thiago Santos – RJ

3. COSMOVISÃO MOLDADA PELO ESPÍRITO

O que é uma cosmovisão, como ela afeta a nossa fé e ações, e de que maneira podemos ter a nossa visão de mundo mudada pelo poder do Espírito.

Pr. Eliezer Morais – SC

4. FÉ E RAZÃO NA CLASSE DE JOVENS PENTECOSTAIS

Fé e Razão podem caminhar juntas? O que a Bíblia diz a respeito? Como pode a Fé e a Razão caminharem juntas entre os jovens pentecostais no contexto da Escola Dominical? Essas perguntas são muito relevantes aos jovens pentecostais frequentam as universidades.

Pr. Eliezer Morais – SC

Edit Content

1. OS BENEFÍCIOS DE UM CURRÍCULO DE ESCOLA DOMINICAL PARA ADOLESCENTES

O currículo escolar consiste dos conteúdos, atividades e competências que são desenvolvidos ao longo de um curso. Em nosso contexto cristão, o Currículo de Escola Dominical para os adolescentes tem a finalidade de atender as necessidades de aprendizagem mais imediatas desta faixa etária a partir da compreensão do seu perfil comportamental e estilos de aprendizagem para aprender a Palavra de Deus.

Pr. Jamiel Lopes – SP

2. INDISCIPLINA NA CLASSE DE ADOLESCENTES – COMO TRATAR

O comportamento adolescente é marcado pela intensidade das emoções, questionamento das hierarquias, forte apego às amizades e relacionamento social complexo e variado. Nesse contexto, a indisciplina surge como um comportamento que apresenta muitas implicações. De que forma o professor da Escola Dominical deve lidar com essas alterações de comportamento?

Profº. Thiago Santos – RJ

3. O PROFESSOR DE ESCOLA DOMINICAL E OS CONFLITOS NAS FAMÍLIAS DE ADOLESCENTES

O papel do professor da Escola Dominical é ensinar a Palavra de Deus. Entretanto, este não é o seu único papel. O seu chamado ao ensino consiste também de influenciar seus alunos por meio da mentoria, aconselhamento e, sempre que possível, mediação de conflitos.

Pr. Eliezer Morais – SC

4. PAIS E SEUS FILHOS ADOLESCENTES NA ESCOLA DOMINICAL

O trabalho da Escola Dominical tem como uma de suas finalidades integrar a família ao ensino da Bíblia. Logo, é preciso destacar a relevância do ensinamento bíblico, bem como da formação do caráter cristão para o relacionamento entre pais e filhos.

Pr. Eliezer Morais – SC

Edit Content

5. DEPRESSÃO E SUICÍDIO ENTRE ADOLESCENTES

O trabalho da Escola Dominical tem como uma de suas finalidades o auxílio na preservação da vida. Compreender os motivos que conduzem à depressão e como prevenir o suicídio são conhecimentos dos quais não podemos

Pr. Jamiel Lopes – SP

6. INDISCIPLINA NA CLASSE DE ADOLESCENTES – COMO TRATAR

O esgotamento emocional é uma realidade atualmente por uma série de motivos. Compreender essa condição na vida de quem ensina os adolescentes é fundamental para cuidarmos de quem cuida. Assim sendo, é importante pensar que medidas devem ser tomadas pelo professor para lidar com as suas emoções de modo que o seu trabalho na Escola Dominical não seja comprometido.

Profº. Thiago Santos – RJ

 

Edit Content

1. SERVINDO A DEUS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Às vezes, a professora do ministério infantil pode se sentir como alguém cujo trabalho não é visto, reconhecido ou mesmo valorizado. E com isso ela pode ficar desanimada. A professora precisa tomar consciência de que o seu trabalho não é vão no Senhor e servir a Deus na Educação infantil é um privilégio.

Pr. Jamiel Lopes – SP

2. MÉTODOS DE ENSINO PARA A CLASSE INFANTIL

Apresentar os métodos de ensino para a educação infantil que são usados no mundo acadêmico e transportar para a Escola Dominical os que mais se aproximam com a nossa realidade, não deixando de considerar que os nossos ensinamentos reverberarão para a eternidade. A Escola Dominical tem um propósito de formação espiritual e moral.

Profº. Thiago Santos – RJ

3. ENSINANDO TEOLOGIA NO MINISTÉRIO INFANTIL

A teologia, como uma sistematização das doutrinas bíblicas, pode ser ensinada de uma maneira que as crianças desde cedo aprendam e possam vivenciar.

Pr. Eliezer Morais – SC

4. ENSINO OBSOLETO X ENSINO INOVADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Uma escola inovadora é aquela que, além de olhar para a capacidade de memorização ou raciocínio lógico do aluno, também se preocupa com outras capacidades, como habilidades sociais, comportamentais e emocionais, proporcionando um desenvolvimento completo para os estudantes.

Pr. Eliezer Morais – SC

Edit Content

1. COMO CONDUZIR UMA ADORAÇÃO COM CRIANÇAS

As letras das músicas precisam ser fáceis para que as crianças também louvem a Deus com a razão, já que elas podem ser capazes de entender o que estão cantando. As coreografias (gestos) ainda são fundamentais para os pequenos expressarem sua adoração também com os movimentos do corpo, pois elas aprendem enquanto adoram.

Pr. Jamiel Lopes – SP

2. TRANSFORMANDO CRIANÇAS PARA A ETERNIDADE

Uma criança pode não entender plenamente o significado da eternidade, mas pode ser preparada para ela. A transformação de que elas precisam, começa na família, mas é reforçada e sistematizada na Escola Dominical.

Profº. Thiago Santos – RJ

3. ENSINANDO TEOLOGIA NO MINISTÉRIO INFANTIL

A teologia, como uma sistematização das doutrinas bíblicas, pode ser ensinada de uma maneira que as crianças desde cedo aprendam e possam vivenciar.

Pr. Eliezer Morais – SC

 

Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Edit Content

1. A DIDÁTICA NA CLASSE DE SURDOS

A Didática é uma ciência pedagógica que estuda os métodos e técnicas de ensino. É por meio dela que o professor consegue transmitir um determinado conteúdo e simplificá-lo para que o aluno aprenda de modo efetivo. No contexto da Escola Dominical, inclusive, nas classes de alunos surdos, professores precisam dominar a didática para que a Palavra de Deus chegue eficazmente ao coração dos alunos com essa deficiência.

Pr. Jamiel Lopes – SP

2. O ALUNO DE ESCOLA DOMINICAL COM TDAH

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) trata-se da condição que uma pessoa pode manifestar desde o seu nascimento ou ao longo da vida. É imprescindível aos professores que atuam na Escola Dominical aprender a respeito deste assunto.

Profº. Thiago Santos – RJ

3. O ALUNO DE ESCOLA DOMINICAL COM AUTISMO

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) trata-se de uma alteração no neurodesenvolvimento humano, caracterizado pela dificuldade na comunicação e interação social, bem como por comportamentos repetitivos ou de interesses restritos. É imprescindível aos professores que atuam na Escola Dominical aprender a respeito deste assunto.

Pr. Eliezer Morais – SC

4. SINDROME DE DOWN E HIPERATIVIDADE

A Síndrome de Down e a hiperatividade vem ganhando espaço nos estudos voltados para a educação, e esses estudos podem facilitar o ensino da Palavra de Deus para os portadores dessas síndromes.

Pr. Eliezer Morais – SC

Edit Content

5. TORNANDO A IGREJA UM AMBIENTE ACOLHEDOR PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCDs)

A igreja é um espaço de relacionamento e desenvolvimento da fé cristã. É nesse espaço que os valores e princípios cristãos se manifestam não apenas do ponto de vista intelectual, mas, sobretudo, do prático por meio da boa recepção e do acolhimento aos recém-convertidos ou necessitados.

Pr. Jamiel Lopes – SP

6. MINISTRANDO A PALAVRA DE DEUS A PESSOAS COM DIVERSIDADE FUNCIONAL

Diante de tantos desafios à educação cristã para grupos especiais, como podemos ministrar a Palavra de Deus de uma forma que esses consigam aprender e vivenciar o evangelho de Jesus em suas vidas.

Noemi Pagan – EUA

Edit Content
Edit Content

SEMINÁRIO 3
A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS PARA DESENVOLVER NOVAS HABILIDADES NA ESCOLA DOMINICAL

Os recursos humanos correspondem à parte fundamental na mediação entre conhecimento e aluno. Já os recursos físicos ou materiais constituem ao suprimento necessário para que o professor tenha condições de oferecer uma aula de alta qualidade.

Pr. Jamiel Lopes – SP

SEMINÁRIO 4
COMO REALIZAR O PLANEJAMENTO ANUAL E TRIMESTRAL ESTRATÉGICO NA ESCOLA DOMINICAL

O planejamento é um ato indispensável no contexto educacional da escola dominical. Quando bem elaborado, resulta em avanços significativos no desenvolvimento da aprendizagem e compreensão dos conteúdos bíblicos. Quanto mais dinâmico e estratégico for o planejamento, melhor será o desempenho dos professores na realização das atividades pedagógicas.

Profº. Thiago Santos – RJ

WORKSHOP 2
1. EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA DOMINICAL

O trabalho inclusivo no espaço da Escola Dominical deve ser capaz de alcançar aqueles que a sociedade exclui. Para tanto, o professor deve se capacitar com os métodos didáticos necessários para oferecer o conhecimento bíblico a todas as pessoas sem qualquer distinção.

Pr. Eliezer Morais – SC

Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Edit Content

1. OS BENEFÍCIOS DE UM CURRÍCULO DE ESCOLA DOMINICAL PARA ADOLESCENTES

O currículo escolar consiste dos conteúdos, atividades e competências que são desenvolvidos ao longo de um curso. Em nosso contexto cristão, o Currículo de Escola Dominical para os adolescentes tem a finalidade de atender as necessidades de aprendizagem mais imediatas desta faixa etária a partir da compreensão do seu perfil comportamental e estilos de aprendizagem para aprender a Palavra de Deus.

Pr. Jamiel Lopes – SP

2. INDISCIPLINA NA CLASSE DE ADOLESCENTES – COMO TRATAR

O comportamento adolescente é marcado pela intensidade das emoções, questionamento das hierarquias, forte apego às amizades e relacionamento social complexo e variado. Nesse contexto, a indisciplina surge como um comportamento que apresenta muitas implicações. De que forma o professor da Escola Dominical deve lidar com essas alterações de comportamento?

Profº. Thiago Santos – RJ

3. O PROFESSOR DE ESCOLA DOMINICAL E OS CONFLITOS NAS FAMÍLIAS DE ADOLESCENTES

O papel do professor da Escola Dominical é ensinar a Palavra de Deus. Entretanto, este não é o seu único papel. O seu chamado ao ensino consiste também de influenciar seus alunos por meio da mentoria, aconselhamento e, sempre que possível, mediação de conflitos.

Pr. Eliezer Morais – SC

4. PAIS E SEUS FILHOS ADOLESCENTES NA ESCOLA DOMINICAL

O trabalho da Escola Dominical tem como uma de suas finalidades integrar a família ao ensino da Bíblia. Logo, é preciso destacar a relevância do ensinamento bíblico, bem como da formação do caráter cristão para o relacionamento entre pais e filhos.

Pr. Eliezer Morais – SC

Edit Content

5. DEPRESSÃO E SUICÍDIO ENTRE ADOLESCENTES

O trabalho da Escola Dominical tem como uma de suas finalidades o auxílio na preservação da vida. Compreender os motivos que conduzem à depressão e como prevenir o suicídio são conhecimentos dos quais não podemos

Pr. Jamiel Lopes – SP

6. INDISCIPLINA NA CLASSE DE ADOLESCENTES – COMO TRATAR

O esgotamento emocional é uma realidade atualmente por uma série de motivos. Compreender essa condição na vida de quem ensina os adolescentes é fundamental para cuidarmos de quem cuida. Assim sendo, é importante pensar que medidas devem ser tomadas pelo professor para lidar com as suas emoções de modo que o seu trabalho na Escola Dominical não seja comprometido.

Profº. Thiago Santos – RJ

 

Edit Content

1. SERVINDO A DEUS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Às vezes, a professora do ministério infantil pode se sentir como alguém cujo trabalho não é visto, reconhecido ou mesmo valorizado. E com isso ela pode ficar desanimada. A professora precisa tomar consciência de que o seu trabalho não é vão no Senhor e servir a Deus na Educação infantil é um privilégio.

Pr. Jamiel Lopes – SP

2. MÉTODOS DE ENSINO PARA A CLASSE INFANTIL

Apresentar os métodos de ensino para a educação infantil que são usados no mundo acadêmico e transportar para a Escola Dominical os que mais se aproximam com a nossa realidade, não deixando de considerar que os nossos ensinamentos reverberarão para a eternidade. A Escola Dominical tem um propósito de formação espiritual e moral.

Profº. Thiago Santos – RJ

3. ENSINANDO TEOLOGIA NO MINISTÉRIO INFANTIL

A teologia, como uma sistematização das doutrinas bíblicas, pode ser ensinada de uma maneira que as crianças desde cedo aprendam e possam vivenciar.

Pr. Eliezer Morais – SC

4. ENSINO OBSOLETO X ENSINO INOVADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Uma escola inovadora é aquela que, além de olhar para a capacidade de memorização ou raciocínio lógico do aluno, também se preocupa com outras capacidades, como habilidades sociais, comportamentais e emocionais, proporcionando um desenvolvimento completo para os estudantes.

Pr. Eliezer Morais – SC

Edit Content

1. COMO CONDUZIR UMA ADORAÇÃO COM CRIANÇAS

As letras das músicas precisam ser fáceis para que as crianças também louvem a Deus com a razão, já que elas podem ser capazes de entender o que estão cantando. As coreografias (gestos) ainda são fundamentais para os pequenos expressarem sua adoração também com os movimentos do corpo, pois elas aprendem enquanto adoram.

Pr. Jamiel Lopes – SP

2. TRANSFORMANDO CRIANÇAS PARA A ETERNIDADE

Uma criança pode não entender plenamente o significado da eternidade, mas pode ser preparada para ela. A transformação de que elas precisam, começa na família, mas é reforçada e sistematizada na Escola Dominical.

Profº. Thiago Santos – RJ

3. ENSINANDO TEOLOGIA NO MINISTÉRIO INFANTIL

A teologia, como uma sistematização das doutrinas bíblicas, pode ser ensinada de uma maneira que as crianças desde cedo aprendam e possam vivenciar.

Pr. Eliezer Morais – SC

 

Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Edit Content

1. A DIDÁTICA NA CLASSE DE SURDOS

A Didática é uma ciência pedagógica que estuda os métodos e técnicas de ensino. É por meio dela que o professor consegue transmitir um determinado conteúdo e simplificá-lo para que o aluno aprenda de modo efetivo. No contexto da Escola Dominical, inclusive, nas classes de alunos surdos, professores precisam dominar a didática para que a Palavra de Deus chegue eficazmente ao coração dos alunos com essa deficiência.

Pr. Jamiel Lopes – SP

2. O ALUNO DE ESCOLA DOMINICAL COM TDAH

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) trata-se da condição que uma pessoa pode manifestar desde o seu nascimento ou ao longo da vida. É imprescindível aos professores que atuam na Escola Dominical aprender a respeito deste assunto.

Profº. Thiago Santos – RJ

3. O ALUNO DE ESCOLA DOMINICAL COM AUTISMO

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) trata-se de uma alteração no neurodesenvolvimento humano, caracterizado pela dificuldade na comunicação e interação social, bem como por comportamentos repetitivos ou de interesses restritos. É imprescindível aos professores que atuam na Escola Dominical aprender a respeito deste assunto.

Pr. Eliezer Morais – SC

4. SINDROME DE DOWN E HIPERATIVIDADE

A Síndrome de Down e a hiperatividade vem ganhando espaço nos estudos voltados para a educação, e esses estudos podem facilitar o ensino da Palavra de Deus para os portadores dessas síndromes.

Pr. Eliezer Morais – SC

Edit Content

5. TORNANDO A IGREJA UM AMBIENTE ACOLHEDOR PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCDs)

A igreja é um espaço de relacionamento e desenvolvimento da fé cristã. É nesse espaço que os valores e princípios cristãos se manifestam não apenas do ponto de vista intelectual, mas, sobretudo, do prático por meio da boa recepção e do acolhimento aos recém-convertidos ou necessitados.

Pr. Jamiel Lopes – SP

6. MINISTRANDO A PALAVRA DE DEUS A PESSOAS COM DIVERSIDADE FUNCIONAL

Diante de tantos desafios à educação cristã para grupos especiais, como podemos ministrar a Palavra de Deus de uma forma que esses consigam aprender e vivenciar o evangelho de Jesus em suas vidas.

Noemi Pagan – EUA